sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oito dias depois...



Um texto denso de mensagem, este que nos situa «oito dias depois» do primeiro dia da história da humanidade. E é de novo Jesus, o Crucificado, que toma a iniciativa de se colocar de novo no centro da comunidade dos discípulos para os fazer participar já da mesma ressurreição, soprando sobre eles o Espírito. Alegria, paz, perdão: são os frutos deste encontro que tem de ser comunicado: Tomé, que não estava com eles, vai estar oito dias depois. De novo, o primeiro dia, o do encontro que vê e toca o Ressuscitado, onde a dúvida dá lugar à profissão de fé: «Meu Senhor e meu Deus!».

Provocar a experiência do Ressuscitado, de Cristo no centro da comunidade, que se reúne de oito em oito dias, para acolher e partilhar a paz, o perdão, a alegria, a certeza de que Ele está. Essa fé que faz feliz quem acredita, mesmo quando não se vê nem se toca este Jesus que agora está de uma forma nova, de ressuscitado: é a missão da Igreja que celebra a Eucaristia.

As leituras deste Domingo podem ser vistas AQUI, e AQUI um comentário às leituras.

O boletim paroquial está disponível AQUI, e os avisos paroquias AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Que devemos fazer?»

16 de dezembro de 2018 | III Domingo do Advento Leituras  |  Comentário  |  Boletim O tema deste 3º Domingo pode girar à volta da pergunta: ...