...é o significado do nome «João», um nome sugerido pelo Anjo quando anuncia o nascimento deste menino, já não esperado, mas tão desejado, e que é desde o princípio isso mesmo: a prova real da presença amorosa e misericordiosa de Deus…
O texto do Evangelho, lido nesta solenidade, começa precisamente com a referência à alegria. Depois, as circunstâncias da escolha de um nome não esperado: o menino é um “dom de Deus” e o sinal do Dom maior que vai chegar, e que ele, João, vai mostrar presente no mundo. O espanto e o temor de todos fazem perceber que estamos diante do mistério e do divino. O que é confirmado: “de facto, a mão do Senhor estava com ele”: João tem a protecção de Deus e Deus age nele. No final da leitura, a referência ainda à ida de João para o deserto; deserto é o lugar onde Israel fez a sua experiência de encontro com o Deus libertador, onde sentiu o amor de Deus e assumiu o compromisso da aliança: é essa experiência que João vai fazer, para depois a apresentar ao seu Povo.
De tudo se conclui a centralidade de Deus em todo este processo. João é um “dom de Deus”, vem com uma missão de Deus e é um sinal da presença de Deus no meio do seu Povo
Sem comentários:
Enviar um comentário